Notícias

9° Congresso Brasileiro de Regulação será realizado em Brasília entre os dias 17 e 20 de agosto

13/08/2015 | 2203 pessoas já leram esta notícia. | 1 usuário(s) ON-line nesta página

O IX Congresso Brasileiro de Regulação será realizado em Brasília entre os dias 17 e 20 de agosto. "Regulação e Qualidade da Gestão" será o tema central do evento, que contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, além de autoridades politicas. Este é o maior congresso de regulação da América Latina, e contará com a participação de mais de 60 especialistas na área.

O congresso é promovido pela Associação Brasileira de Agências de Regulação - ABAR. Com a promoção deste encontro, a ABAR contribui para o avanço e a consolidação das atividades de regulação em todo o Brasil, sempre buscando a troca de experiências e o aprimoramento da regulação e da capacidade técnica.

Além dos painéis com temas da atualidade e mesas redondas com grandes especialistas, o congresso tem como destaque a apresentação de 120 trabalhos técnicos e 20 pôsters. Os temas dos artigos são variados, contemplando as áreas de Petróleo e Combustível, Energia Elétrica e Gás, Transporte, Telecomunicações, Saneamento e Recursos Hídricos e Temas Transversais.

Um tópico importante  que será tratado na ocasião é o Fórum Mundial das Águas, a ser realizado em 2018, em Brasília. O presidente do Conselho Mundial das Águas, Benedito Braga, irá falar sobre a Realização do Fórum no Brasil e a sua importância no Contexto da América Latina.

Como destaque nas palestras e mesas redondas, o congresso terá a participação de inúmeras autoridades nacionais e internacionais nos temas de regulação. Entre eles podemos destacar:

Senhor Dominic Mancini, Administrador Adjunto do Escritório de Informação e Assuntos Regulatórios (OIRA, em sua sigla em inglês)
O Sr. Mancini é o segundo mais importante na hierarquia do OIRA, onde desempenha um papel fundamental na coordenação das atividades de política regulatória do Governo Obama.

Professor Rui Cunha Marques - Universidade de Lisboa
É professor catedrático do IST da Universidade de Lisboa, onde é responsável pela área de gestão e sistemas de infraestruturas. É investigador do Centro de Sistemas Urbanos e Regionais (CESUR) da Universidade de Lisboa, da Public Utilities Research Center (PURC) da Universidade da Florida nos EUA e do Centre of Local Government (CLG) da Universidade de New England na Austrália, onde é Professor Convidado da Business School. É autor de mais de 400 publicações, incluindo 11 livros e 120 artigos em revistas internacionais, sempre nas áreas de regulação, contratação e avaliação de desempenho de serviços de infra-estruturas e, em particular, de serviços de saneamento.

Romeu Rufino - Diretor geral da ANEEL
Romeu Rufino está na Agência desde 1998, onde respondeu pela Superintendência de Fiscalização Econômica e Financeira da ANEEL até assumir o cargo de diretor, em 14/08/2006. Em 2010, foi reconduzido ao segundo mandato de quatro anos.

Vicente Andreu Guillo (Pres. ANA)
Vicente Andreu Guillo é bacharel em Estatística formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é o Diretor-presidente da Agência Nacional de águas (ANA)

Marcelo Guaranys - Diretor Geral ANAC
Analista de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda desde 2001, foi nomeado diretor-presidente da ANAC em 11/07/2011 para mandato até 11 julho de 2013, data em que foi reconduzido ao cargo até o término do mandato, em 19/03/2016.

Professor Sérgio Guerra
Pós-Doutor em Administração Pública, Doutor e Mestre em Direito, Professor Titular da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas - RJ, na qual ocupa o cargo de Vice-Diretor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, além de Coordenador do Mestrado em Direito da Regulação.

Para inscrições acesse: http://www.congressoabar.com.br/inscricoes

Fonte Assessoria de Imprensa do evento