Notícias

Abertura do 2º mutirão carcerário de GO acontece nesta quarta-feira

24/03/2010 | 2417 pessoas já leram esta notícia. | 1 usuário(s) ON-line nesta página

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) vão realizar um novo mutirão carcerário no estado. A abertura do 2º mutirão carcerário será realizada nesta quarta-feira (24/03), às 10h, na Vara de Execuções Penais de Goiânia. O mutirão tem previsão de término para o dia 30 de junho e será realizado inicialmente na capital do estado. Depois, a equipe seguirá para as comarcas de Anápolis e Aparecida de Goiânia.

A população carcerária do estado é de 11.118 presos. No ano passado, o conselho e o TJGO realizaram um mutirão carcerário, no qual foram revisados 7.655 processos e libertados 1.606 pessoas. De acordo com o diretor do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas, Erivaldo Ribeiro dos Santos, o retorno do mutirão a Goiás demonstra o sucesso do trabalho. "O próprio TJGO viu a necessidade de revisar os processos novamente", afirmou.

Cronograma - O mutirão será realizado por duas equipes. Entre os próximos dias 23 e 30 de março, o primeiro grupo estará na capital, Goiânia. De 22 a 26 deste mês, o segundo grupo trabalhará em Anápolis e, em seguida - entre os dias 29 e 30 -, estará em Aparecida de Goiânia.

Nos dias 5, 6 e 7 de abril as equipes chegam a Águas Lindas de Goiás. Nos dias 8 e 9, o primeiro grupo estará em Valparaíso de Goiás e o segundo, na Cidade Ocidental. Dias 12 e 13, chegam a Cristalina e a Luziânia e nos dias 14 e 15, em Novo Gama e Santo Antônio do Descoberto. Já no dia 16, os trabalhos serão realizados em Campos Belos e Cavalcante. Nos dias 26 e 27, a equipe chega a Formosa e Posse.

No mês de maio, os trabalhos começarão, no dia 3, em Jaraguá. Nos dias 4 e 5, os grupos se dirigirão a Niquelândia e Uruaçu para, em seguida - de 6 a 7 - atuarem em Porangatu e em São Miguel do Araguaia. Dia 17, serão visitadas as comarcas de São Luís dos Montes Belos e Aragarças. E, no dia 18, chegam a Iporá. Os municípios de Jataí e Rio Verde vão receber o mutirão carcerário nos dias 19 e 20. No dia 21 será visitada a comarca de Mineiros. E, nos dias 24 e 25, os grupos estarão concentrados em Itumbiara.

Em junho, nos dias 1° e 2, o mutirão chega a Catalão e Ipameri. No dia 7, será a vez de Caldas Novas e Morrinhos. E no período de 21 a 30 de junho, os trabalhos serão realizados nas demais comarcas do estado. A cerimônia de encerramento dos mutirões está marcada para o dia 30 de junho.

O mutirão carcerário no estado conta com o apoio do Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil, seção Goiás.

Fonte CNJ