Notícias

Agentes penitenciários federais são capacitados para atuar em educação à distância

25/07/2007 | 17159 pessoas já leram esta notícia. | 2 usuário(s) ON-line nesta página

Cerca de 60 profissionais de presídios federais começam na semana que vem a fazer parte do projeto “Formação de Agentes Penitenciários em Educação a Distância”.  Hoje, eles atuam nas duas unidades já inauguradas pelo Governo Federal - Catanduvas (PR) e Campo Grande (MS).

O curso é resultado de uma parceria entre o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O objetivo é valorizar os agentes penitenciários federais, com a aquisição de conhecimentos, habilidades e competências extras.

Os cursos serão ministrados virtualmente por tutores preparados pelo Senai e terão a duração de 3 meses. O Depen espera, por meio da iniciativa, preparar os agentes como integradores das normas de execução penal, com valores que destaquem a questão dos direitos humanos.

Os profissionais também receberão qualificação para que possam atuar na mediação de ações educativas e de profissionalização junto aos detentos. “A iniciativa traz, conseqüentemente, a perspectiva de um impacto social positivo nas unidades”, defende a coordenadora de tratamento penitenciário, Rosangela Peixoto.

Para o Depen, esse projeto é apenas o primeiro passo no sentido de se trabalhar programas de tratamento penitenciário, o que repercutirá de forma positiva também para a família do detento e para toda a sociedade.

Fonte MJ