Notícias

Ainda não há acordo para reforma política

18/05/2007 | 2108 pessoas já leram esta notícia. | 2 usuário(s) ON-line nesta página

O relator da reforma política, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO), afirmou ontem que não há consenso entre os partidos sobre nenhum dos pontos da matéria. Na quarta-feira (16), o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, havia dito que será muito difícil votar toda a reforma até o final de maio - a fim de que as novas regras possam valer para as próximas eleições. O assunto voltará a ser discutido em reunião do colégio de líderes na próxima terça-feira (22).

Caiado defende que sejam votados primeiramente os pontos que tenham o apoio de uma ampla maioria. "Até para servir como estímulo", explicou. "A fidelidade partidária, na minha opinião, é um desses temas; pode haver outros, mas seria imprudente tentar antecipá-los", disse o deputado.

Procedimentos

Segundo ele, existe um acordo entre os líderes em relação aos procedimentos da análise da reforma: o projeto seria votado em sua totalidade, e a partir daí cada ponto iria a votação nominal - ou seja, seria descartada a votação simbólica. Para o relator, o eventual "fatiamento" da reforma poderia prejudicar o texto. "Isso desfiguraria o acordo e eu acredito que palavra dada deve ser cumprida", acrescentou.

A reforma política em discussão prevê a votação em listas preordenadas pelos partidos e o financiamento público de campanhas.

Fonte Agência Câmara