Notícias

Aldo: reforma política é consenso no Parlamento

13/09/2006 | 2024 pessoas já leram esta notícia. | 3 usuário(s) ON-line nesta página


O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, disse ontem que a reforma política continua sendo "uma prioridade". O tema, segundo ele, já é um consenso no Parlamento. "Eu creio que há um amplo apoio político, partidário, parlamentar, social e intelectual para a realização da reforma", acrescentou o presidente. O PL 2679/03, relacionado ao assunto, está pronto para ser votado em Plenário. Os principais pontos da proposta são a fidelidade partidária; a votação em lista fechada; e o financiamento público das campanhas eleitorais.

Necessidade
O relator do projeto, deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO), afirmou esperar que, desta vez, os líderes partidários não retirem a urgência da reforma política, para que o texto possa ser votado no Plenário em novembro.
"Mais do que nunca, está clara a necessidade de mudanças. Não se pode mais conviver com os escândalos sucessivos nem com o troca-troca partidário que escandaliza e desmoraliza a Câmara. Em três anos e oito meses, 193 deputados federais mudaram de partido 337 vezes", disse Caiado. "Além disso, há problemas como os escândalos de caixa dois e de financiamento de campanhas com dinheiro desviado do Orçamento ou do narcotráfico, ou ainda de origem fraudulenta", acrescentou.


 

Fonte Agência Câmara