Cuidado! Ao assinar documento, segurado pode estar pedindo empréstimo
De São Paulo (SP) - De acordo com denúncias que chegaram à Agência da Previdência Social em Ourinhos (SP), pelo menos três beneficiários do INSS caíram em golpes aplicados por quadrilhas de estelionatários na região. Duas pensionistas e um aposentado assinaram, sem saber, um pedido de empréstimo para ser descontado no valor mensal do benefício que recebem da Previdência. Os argumentos usados pelos golpistas são venda ou doação de um purificador de água ou a liberação de algum valor em dinheiro que o beneficiário teria para receber.
Em um dos casos, falsos servidores da Previdência ofereceram a uma pensionista um purificador de água que, segundo eles, estaria sendo doado pelo INSS. Para que a beneficiária pudesse receber o aparelho, porém, exigiram documentos pessoais, o cartão magnético do banco e a senha. Ela entregou o que foi solicitado e eles saíram para tirar cópias. Na volta, o purificador de água foi instalado, porém a pensionista acabou assinando um pedido de empréstimo com desconto no valor de sua pensão por morte.
Uma outra pensionista também foi enganada por estelionatários. No caso dela, entretanto, o filtro estava à venda e poderia ser pago por meio de desconto mensal no valor da pensão por morte. O golpe dessa vez consistiu no valor que passou a ser descontado - 36 mensalidades de R$ 19,30 para pagamento de um produto que custa em média R$ 50 no mercado. As duas pensionistas conseguiram cancelar os descontos em seus benefícios.
No terceiro caso de estelionato em Ourinhos, a vítima foi um aposentado. O argumento, porém, não foi mais a venda ou doação de um filtro, mas um valor que, segundo os golpistas, o segurado teria direito de receber no Banco do Brasil. Enganado, o beneficiário entregou aos estelionatários seus documentos pessoais, para que eles tirassem cópia. Esse segurado só não foi prejudicado porque o pedido de empréstimo em seu nome não foi feito corretamente.
Alerta da Previdência - O INSS tem alertado os aposentados e pensionistas para que fiquem atentos e sempre desconfiem de pessoas que os procurem para oferecer serviços, como revisão de benefícios, liberação de valores a receber, agilização de andamento de processos, entre outros. Os estelionatários costumam usar esses métodos para aplicar seus golpes. Documentos pessoais, cartões magnéticos bancários e senha nunca devem ser entregues a desconhecidos. Em caso de suspeita, o beneficiário deve comunicar o fato à polícia. (Francisco Marçal)
PEC 8 valoriza a colegialidade das decisões do STF...
STF: pessoas não concursadas não podem exercer a substituição de cartórios por mais...
Lula assina MP que tributa aplicações financeiras no exterior...
TJ-BA celebra o centenário da morte de Ruy Barbosa com realização de seminário...
Corregedor do CNJ extrapola poder em suspensão de perfis de juízes das redes sociai...
STF decreta prisão preventiva de investigados por vandalismos, violência e atos ant...
Medida provisória zera PIS e Cofins do setor aéreo...
Comissão do Senado debate e aprova sugestões de mudanças no rito, no alcance e nos ...
STF inicia julgamento sobre regra que posiciona membro do MP ao lado do juiz...
Lei de Direitos Autorais não se aplica à criação de formato gráfico para buscas na ...
Câmara Municipal de Salvador não pode reeleger os seus dirigentes mais de uma vez, ...
Ministro Barroso suspende eficácia imediata do piso salarial da enfermagem e pede e...
Efeitos da reforma da Previdência repercutem no Orçamento do ano que vem...
Supremo retoma sessões plenárias com sessão nesta segunda-feira, às 15h...