Notícias

Ativista é o terceiro brasileiro a receber Prêmio Goldman de Meio Ambiente

25/04/2006 | 14067 pessoas já leram esta notícia. | 3 usuário(s) ON-line nesta página

Brasília - O Prêmio Goldman de Meio Ambiente é concedido anualmente, desde 1990, a seis ativistas, por regiões: África, Ásia, Europa, Ilhas e Nações-Ilhas, e Américas (do Norte, do Sul e Central). Os vencedores são selecionados por um júri internacional, a partir de indicações confidenciais feitas por uma rede mundial de organizações ambientais e indivíduos.

Os ganhadores do prêmio fazem uma viagem de dez dias a São Francisco e Washington D.C., onde participam de uma cerimônia de apresentação e entrega dos prêmios, encontros com a imprensa e reuniões com líderes políticos, financeiros, ambientalistas e formadores de políticas sociais.

Com 34 anos, Tarcísio Feitosa é o terceiro brasileiro a receber o prêmio na categoria Américas do Sul e Central por sua trajetória em defesa dos direitos humanos e pela proteção ambiental e desenvolvimento sustentável na região do Xingu e da Terra do Meio, no Pará.

O primeiro brasileiro a receber um Goldman Prize foi um dos fundadores do Instituto Sócio Ambiental (ISA) e ex-coordenador do Centro Ecumênico de Documentação e Informação (Cedi), Carlos Alberto Ricardo, em 1992, por sua atuação na garantia dos direitos dos povos indígenas durante a elaboração da Constituição Federal de 1988 e pela demarcação da terra Yanomani.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi premiada em 1996, por sua atuação na implantação das Reservas Extrativistas no Acre.

Fonte Agência Brasil