A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) pode votar hoje a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 496/06, do deputado Roberto Gouveia (PT-SP), que permite aos estados, municípios e Distrito Federal fixar alíquotas de contribuição previdenciária de seus servidores abaixo da estabelecida para os servidores da União, atualmente em 11%. A PEC determina também que aqueles entes federativos recolham, a título de contribuição previdenciária, o dobro do que for recolhido pelo servidor.
O objetivo do projeto é permitir que o regime previdenciário dos servidores estaduais, distritais e municipais seja adaptado às realidades locais. Segundo o autor da PEC, a alíquota atual é excessiva para alguns estados e municípios, tendo em vista as características próprias de seus servidores ativos e inativos.
O relator na CCJ, deputado Colbert Martins (PPS-BA), é a favor da admissão da PEC.
A proposta estava na pauta da reunião da semana passada, que foi cancelada por falta de quorum.
Fiscalização do SFH
A CCJ também pode votar o Projeto de Lei Complementar 139/96, que autoriza o Banco Central a delegar à Caixa Econômica Federal (CEF) competência para fiscalizar e punir entidades do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). A proposta atende a recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) e tem o propósito de institucionalizar o poder fiscalizatório e punitivo da CEF, que hoje é exercido de forma juridicamente precária, mediante convênio com o BC.
A Comissão de Finanças e Tributação aprovou emenda determinando que o Banco Central remunere a Caixa Econômica Federal pelo exercício da atividade delegada.
Plebiscito e referendo
Outra proposta que está na pauta de hoje é o PL 6928/02, da deputada Vanessa Grazziontin (PCdoB-AM), que regulamenta a realização de plebiscitos e referendos, a apresentação de projetos de lei de iniciativa popular e a atuação dos grupos de pressão e lobies.
O texto define que plebiscitos e referendos serão facultativos, dependendo apenas de aprovação do Congresso Nacional, com exceção daqueles relativos a propostas de alteração territorial, quando a realização de plebiscito continua a ser obrigatória. No caso de rejeição de matéria em consulta popular, esta só poderá ser objeto de nova consulta após cinco anos.
Quanto aos projetos de lei de iniciativa popular, a proposta de Vanessa Grazziotin determina que as assinaturas de dirigentes de sindicatos ou associações de classe passem a ser contabilizadas pelo número de pessoas que as entidades representam. O objetivo é superar o principal obstáculo à apresentação desse tipo de projeto: a dificuldade para obtenção do apoio mínimo exigido pela Constituição (1% do eleitorado nacional) distribuído pelo menos por cinco Estados, com não menos de 0,3% dos eleitores de cada um deles.
Quanto ao lobby, a proposta permite que qualquer pessoa ou empresa, nacional ou estrangeira, exercendo a prática continuada de trabalho de informação e acompanhamento. Essas pessoas deverão ser regularmente credenciadas e terão que atuar de acordo com as normas de administração interna de cada órgão ou Poder.
A reunião está marcada para as 17 horas, no plenário 1.
PEC 8 valoriza a colegialidade das decisões do STF...
STF: pessoas não concursadas não podem exercer a substituição de cartórios por mais...
Lula assina MP que tributa aplicações financeiras no exterior...
TJ-BA celebra o centenário da morte de Ruy Barbosa com realização de seminário...
Corregedor do CNJ extrapola poder em suspensão de perfis de juízes das redes sociai...
STF decreta prisão preventiva de investigados por vandalismos, violência e atos ant...
Medida provisória zera PIS e Cofins do setor aéreo...
Comissão do Senado debate e aprova sugestões de mudanças no rito, no alcance e nos ...
STF inicia julgamento sobre regra que posiciona membro do MP ao lado do juiz...
Lei de Direitos Autorais não se aplica à criação de formato gráfico para buscas na ...
Câmara Municipal de Salvador não pode reeleger os seus dirigentes mais de uma vez, ...
Ministro Barroso suspende eficácia imediata do piso salarial da enfermagem e pede e...
Efeitos da reforma da Previdência repercutem no Orçamento do ano que vem...
Supremo retoma sessões plenárias com sessão nesta segunda-feira, às 15h...