Notícias

Começa mutirão no PI para libertar 500 presos de menor potencial ofensivo

28/07/2008 | 1142 pessoas já leram esta notícia. | 1 usuário(s) ON-line nesta página

Tem início hoje (28) o mutirão que pretende libertar cerca de 500 detentos ditos de menor potencial ofensivo em todo o Piauí. A decisão foi tomada em uma reunião realizada entre representantes da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Estado e Secretaria de Justiça piauiense. O objetivo da ação é diminuir a superlotação que aflige os presídios do Estado. Só em Teresina, que será uma das prioridades do mutirão, há a previsão de que cerca de 140 detentos sejam libertados.

Ficou decidido que os criminosos que ganharão liberdade serão apenas aqueles classificados como não violentos. Os que foram detidos por porte ilegal de arma ficarão em segundo plano. A grande preocupação da Secretaria de Justiça e da OAB-PI foi com a possibilidade de haver a soltura de alguém que possa representar ameaça à sociedade. "Por isso estamos deixando de lado, pelo menos por hora, os presos por porte ilegal de armas. As primeiras ações serão focadas em detentos julgados por ameaças e tentativas de furto", disse o delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, afirmando ainda que os julgados por homicídio, tráfico e até mesmo roubo, não serão liberados.

O presidente da OAB-PI, Norberto Campelo, afirmou que a medida é essencial para conseguir diminuir a superlotação das cadeias do Piauí e conseguir colocar na prisão criminosos mais perigosos, que ainda estão em distritos policiais por falta de espaço. Para Campelo, que receberá hoje uma relação com os nomes dos detentos e os respectivos crimes cometidos, essa medida também é importante porque vai evitar que ocorram futuras rebeliões. "A liberação desses detentos só irá acontecer após uma avaliação pela entidades que estão participando da iniciativa. Somente se houver um consenso é que a liberação será concedida", finalizou.

Fonte OAB