Notícias

Comissão julga hoje processos de 13 militantes do PC do B perseguidos na ditadura

06/11/2009 | 1910 pessoas já leram esta notícia. | 3 usuário(s) ON-line nesta página

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça julga nesta sexta-feira, em São Paulo, 13 processos de militantes do PC do B perseguidos durante o regime militar.

O julgamento será realizado durante o 12º Congresso Nacional do partido e contará com a participação do ministro Tarso Genro (Justiça) e dos presidentes da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, e do PC do B, Renato Rabelo.

Entre os processos que serão julgados está o de Dinalva Oliveira Teixeira, que atuou na guerrilha do Araguaia. Na ocasião, o partido montou uma célula guerrilheira na região conhecida como Bico do Papagaio, entre os Estados do Maranhão, Pará e Goiás (hoje parte do Tocantins).

Todos os cerca de 70 militantes do PC do B que participaram da ação foram mortos ou presos pelos militares. Muitos ainda não foram enterrados, pois não se sabe onde estão seus restos mortais.

Caravana da Anistia

O julgamento dos militantes do PC do B ocorrerá durante a 29ª edição da Caravana da Anistia, que faz parte do projeto "Anistia Política: Educação para a Cidadania, Democracia e os Direitos Humanos", do Ministério da Justiça.

Fonte Folha Online