Notícias

Conselheiro da OAB diz que Raposa Serra do Sol é vulcão prestes a explodir

20/05/2008 | 8980 pessoas já leram esta notícia. | 4 usuário(s) ON-line nesta página

A Terra Indígena Raposa Serra do Sol é “um vulcão prestes a explodir”, na avaliação do presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil, Agesandro da Costa Pereira.

Segundo ele, já ocorreu violação de direitos humanos no local e há risco de novos confrontos . “Corre o risco de novas situações muito mais graves”.

O coordenador do Grupo de Trabalho de Assuntos Indígenas, que esteve na região, Lúcio Flávio Sunakozawa, informou que pedirá não só a permanência dos policiais no local.

“A força que se encontra lá já demonstrou que é insuficiente para conter qualquer conflito. Vamos pedir aos conselheiros que aprovem o pedido do envio de mais homens à região, dada a gravidade da situação”.


Pereira e Sunakozawa participam da sessão plenária da OAB na qual se discute o conflito na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. Também foram convidados para o debate o governador de Roraima, José de Anchieta Junior, e o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meira.

 

Ivan Richard

Fonte Agência Brasil