Notícias

Conselho de Combate à Discriminação lembra Dia Internacional contra a Homofobia

17/05/2006 | 3340 pessoas já leram esta notícia. | 2 usuário(s) ON-line nesta página

Brasília - O Conselho Nacional de Combate à Discriminação (CNCD) realiza hoje sessão extraordinária para lembrar a Dia Internacional contra a Homofobia. A solenidade ocorre às 12 horas, no anexo do Palácio Itamaraty (prédio Bolo de Noiva).

Participam da abertura o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), Paulo Vannuchi; representantes de gays, lésbicas e travestis; e dos ministérios das Relações Exteriores e da Saúde, entre outros. No encerramento do evento, haverá palestra do subsecretário da Promoção de Direitos Humanos da SEDH, Perly Cipriano.

O 17 de maio é comemorado por homossexuais de todo o planeta porque nesta data, em 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de transtornos e doenças mentais. Segundo a SEDH, o Brasil é um dos países pioneiros em programas federais voltados exclusivamente para a articulação de políticas públicas de combate à homofobia. A homofobia é qualquer manifestação de ódio contra os homossexuais e se manifesta por meio de agressões psicológicas e físicas.

 

Fonte Agência Brasil