Notícias

Conselho político discute criação do Fundo Soberano e reforma tributária

19/08/2008 | 2933 pessoas já leram esta notícia. | 1 usuário(s) ON-line nesta página

O conselho político, formado por líderes e presidentes de partidos da base aliada do governo na Câmara e no Senado, se reúne na tarde de hoje (19) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Na pauta de discussões estão a criação do Fundo Soberano, a reforma tributária e a dívida ativa da União.

Em junho, a equipe econômica do governo discutiu formas para renegociar a dívida ativa da União e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresentou propostas para alterar a legislação e criar medidas favoráveis para quem quer pagar os valores devidos.

Na ocasião, o presidente Lula pediu que as propostas fossem apresentadas aos líderes da base aliada e aos presidentes da Câmara e do Senado. A finalidade era analisar as proposições do ponto de vista político.

O Fundo Soberano já foi apresentado pelo ministro Mantega aos líderes da base aliada. No início de julho, o presidente Lula assinou a mensagem de encaminhamento ao Congresso Nacional do projeto de lei que cria o fundo.

A reforma tributária já está em discussão na Câmara e o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia, chegou a declarar que quer votar a reforma ainda no segundo semestre deste ano, apesar das eleições municipais de outubro que devem esvaziar a Casa.

Participam da reunião também os ministros de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, e da Fazenda, Guido Mantega.


 

Fonte Agência Brasil