A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, recomendou ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), na última sexta-feira (17/12), que o tribunal modifique o horário de atendimento do Núcleo de Plantão Judiciário do Distrito Federal. Atualmente, o núcleo funciona aos sábados, domingos e feriados durante seis horas corridas, no período das 13h às 19h. Com a recomendação, tal período terá que ser dividido em dois turnos de três horas, pela manhã e à tarde – o que permitirá melhor atendimento à população.
A medida foi adotada pela corregedora após o término da apuração de pedido de providências sobre a morte de uma criança que faleceu em agosto passado, por falta de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Distrito Federal. Na época, os familiares da criança tentaram acionar o plantão judiciário, mas não obtiveram sucesso.
A recomendação da corregedora enfatiza, ainda, que nos sábados, domingos e feriados, o TJDFT deverá disponibilizar à população um número de telefone que receba ligação fora do horário de atendimento do plantão, somente para os casos de extrema urgência. Destaca, também, que tanto o Ministério Público como a Defensoria Pública devem ser comunicados para estudar a possibilidade de parceria nos horários e forma de atendimento do referido plantão.
De acordo com a ministra, "a tragédia vivida pela família da criança que faleceu não deve servir de estatística para que se reconheça a falência do sistema de saúde, mas, ao contrário, deve servir de advertência para as autoridades públicas e para o Poder Judiciário verificar a necessidade de encontrar mecanismos para que o jurisdicionado obtenha uma resposta rápida e eficaz nas situações de extrema gravidade."
PEC 8 valoriza a colegialidade das decisões do STF...
STF: pessoas não concursadas não podem exercer a substituição de cartórios por mais...
Lula assina MP que tributa aplicações financeiras no exterior...
TJ-BA celebra o centenário da morte de Ruy Barbosa com realização de seminário...
Corregedor do CNJ extrapola poder em suspensão de perfis de juízes das redes sociai...
STF decreta prisão preventiva de investigados por vandalismos, violência e atos ant...
Medida provisória zera PIS e Cofins do setor aéreo...
Comissão do Senado debate e aprova sugestões de mudanças no rito, no alcance e nos ...
STF inicia julgamento sobre regra que posiciona membro do MP ao lado do juiz...
Lei de Direitos Autorais não se aplica à criação de formato gráfico para buscas na ...
Câmara Municipal de Salvador não pode reeleger os seus dirigentes mais de uma vez, ...
Ministro Barroso suspende eficácia imediata do piso salarial da enfermagem e pede e...
Efeitos da reforma da Previdência repercutem no Orçamento do ano que vem...
Supremo retoma sessões plenárias com sessão nesta segunda-feira, às 15h...