Notícias

Crimes contra advogados rendem pesadas condenações em MT

25/11/2008 | 1715 pessoas já leram esta notícia. | 3 usuário(s) ON-line nesta página

Cometer crimes contra advogados em Mato Grosso tem resultado em duras condenações para os assassinos. O Tribunal do Júri de Cuiabá condenou a 17 anos de prisão, o estudante Leonardo Rodrigues Jaune pela morte do advogado Anderson Eustáquio da Costa. Em fevereiro, o ex-policial militar Valtencir Moreira Costa, havia sido condenado pelo Júri Popular de Tabaporã a 19 anos e mais cinco meses de prisão pelo assassinato da advogada Andréa de Carvalho Furtado Pereira. O crime contra a advogada ocorreu em abril de 2007.
"Esperamos que a resposta da Justiça a esses crimes sirvam de lição para aqueles que pensaram ou pensar em atitudes como essas. Que reflitam antes. Não aceitamos esse tipo de reação contra advogado ou qualquer outro cidadão" - disse o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Francisco Faiad, ao comentar a pena aplicada contra Jaune. Faiad cumprimentou conselheiros da OAB, membros das comissões e demais integrantes da classe dos advogados pelo comparecimento a sessão de julgamento.

No julgamento do estudante, condenado a 17 anos, o advogado Ulysses Rabaneda e presidente da Comissão de Direito Penal e Processo Penal da OAB-MT, atuou como assistente da Promotoria, exercida pelo promotor Flávio Fachone. O julgamento foi presidido pela juíza da 1ª Vara Criminal, Mônica Catarina Perri de Siqueira. "Foi uma condenação justa" - disse Rabaneda.

Anderson Eustáquio da Costa foi assassinado com nove tiros em junho de 2004. Os agressores perfuraram o abdômen da vítima e colocaram pedras. O corpo de Anderson foi encontrado 10 dias depois dentro de uma represa de um garimpo desativado a 30 quilômetros de Cuiabá. As investigações do Ministério Público apontaram Leonardo como principal suspeito. Para a promotoria, o acusado teria se vingado da vítima por acreditar que o advogado estaria envolvido na morte da irmã de Leonardo, que de acordo com a Polícia, se suicidou pulando de um prédio no bairro Alvorada na capital.

Fonte OAB