Notícias

Direitos Humanos e Febraban discutem mapa de diversidade

10/10/2006 | 7201 pessoas já leram esta notícia. | 5 usuário(s) ON-line nesta página


A Comissão de Direitos Humanos e Minorias e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) realizam hoje uma reunião informal para dar início ao projeto de mapeamento da diversidade no sistema financeiro. O mapa registrará gêneros e deficiências e será feito em cada banco, levando em conta o ponto de vista dos usuários e dos funcionários, desde o alto escalão até os estagiários. No levantamento, serão analisadas a admissão, a ascensão, a remuneração e a idade dos funcionários.
O projeto terá o apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e servirá de base para que seja firmado o "Pacto da Diversidade", cujo objetivo é aumentar o número de negros, mulheres e deficientes que trabalham em bancos.
Participam da reunião o presidente da comissão, deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), dois pesquisadores do Ipea, e representantes dos bancos e de organizações não-governamentais ligadas à inclusão. Greenhalgh destacou a necessidade urgente de corrigir as distorções no segmento bancário com a inclusão imediata dos negros já capacitados nesse mercado de trabalho. "Além disso, são necessárias ações afirmativas para que esse quadro de discriminação hoje existente se reverta", acrescentou.

A reunião está marcada para as 10 horas, no plenário 16.

 

Fonte Agência Câmara