Notícias

Em meio a tumulto, OAB protocola novo pedido de impeachment contra Dilma

28/03/2016 | 1597 pessoas já leram esta notícia. | 1 usuário(s) ON-line nesta página

O Salão Verde da Câmara dos Deputados foi palco, na tarde de hoje (28), de manifestações contrárias e favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, com troca de palavras de ordem envolvendo as duas partes. A mobilização foi motivada pelo pedido de impeachment elaborado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que foi protocolado nesta segunda-feira na Câmara pelo presidente da entidade, Cláudio Lamachia.

Há outros 11 pedidos de impedimento presidencial. 

No pedido, a OAB afirma que Dilma teria cometido crime de responsabilidade ao:
- tentar interferir nas investigações da Operação Lava Jato, inclusive na nomeação como ministro da Casa Civil do ex-presidente Lula, que é investigado
- conceder renúncia fiscal à Fifa para a realização da Copa do Mundo de 2014
- ter autorizado as "pedaladas fiscais", que são atrasos no pagamento a bancos para maquiar as contas públicas.

A decisão da OAB de protocolar o novo pedido tem por base a aprovação, no último dia 19, de um relatório que aponta suposto comentimento de crime de responsabilidade pela petista no atual mandato. No dia 18, a entidade já havia decidido apoiar o pedido de afastamento de Dilma.

Em reunião do Conselho Federal, 26 das 27 bancadas estaduais da OAB votaram a favor do apoio à instauração do processo - somente a do Pará votou contra.

Nesta segunda, um grupo de advogados solicitou ao presidente nacional da OAB que adiasse a entrega do pedido de impeachment e que fizesse uma nova consulta aos membros da Ordem - dessa vez consultando diretamente os advogados. Humberto Gós, um dos advogados que assina o pedido, afirma que há um "discenso na base da advocacia".

"A democracia está se manifestando hoje aqui a partir da presença maciça da advocacia brasileira, representada pelos presidentes de todas as OABs do Brasil, representada pelos 81 conselheiros federais da OAB, representada pelos advogados de Brasília que vieram aqui hoje, demonstrando, sim, que a instituição está absolutamente unida no que diz respeito a essa decisão", afirmou Lamachia logo após entregar o pedido de impeachmet na Câmara.

Confira o inteiro teor do texto do requerimento 

Fonte G1, Terra e OAB