Notícias

Em nota, Fachin elogia Teori e diz que tocará Lava-Jato com transparência

03/02/2017 | 1128 pessoas já leram esta notícia. | 1 usuário(s) ON-line nesta página

O ministro Luiz Edson Fachin é o novo relator da operação no STF

O ministro Luiz Edson Fachin afirmou nesta quinta-feira (2/2), em nota, que cumprirá seu dever como novo relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) com "prudência, celeridade, responsabilidade e transparência". Dessa forma, diz Fachin, pretende homenagear o ministro Teori Zavascki, morto em acidente aéreo no último dia 19, em Paraty (RJ).

Fachin informou que começou a trabalhar na transição entre os gabinetes. O ministro herdará todos os processos da Lava-Jato no Supremo. O caso estava sob a responsabilidade de Zavascki,  "que muito honrou e sempre honrará esta Suprema Corte e a sociedade brasileira, exemplo de magistrado sereno, técnico, independente e imparcial", escreveu o ministro.

O nome de Fachin foi definido em sorteio eletrônico feito na manhã desta quinta. O processo foi redistribuído entre os ministros da Segunda Turma do Tribunal, composta por Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli  e Ricardo Lewandowski.

Nesta tarde, Fachin não confirmou se pedirá para que o  ex-juiz auxiliar de Zavascki, Márcio Schiefler, retorne ao tribunal. Schiefler pediu para voltar ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina e teve a solicitação deferida ontem por pela presidente do Supremo, Cármen Lúcia. Fachin confirmou, porém, que esteve reunido com o magistrado.

Fonte Correio Braziliense