Ao tomar posse do cargo de presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na noite desta última quinta-feira (12), o ministro Gilmar Mendes defendeu que o país necessita de uma reforma política e eleitoral "O atual modelo político-eleitoral há muito já se esgotou, não está sendo produtivo", afirmou.
O presidente interino Michel Temer esteve presente à cerimônia. "Desejo sucesso ao presidente e professor em sua missão", disse Mendes. O ministro é considerado um dos mais críticos ao PT no Supremo Tribunal Federal, e será responsável por conduzir o julgamento das ações que tramitam na Corte Eleitoral contra a chapa presidencial eleita em 2014, na qual Dilma é a titular e Temer, o vice.
Esta é a segunda vez que Gilmar preside o TSE. A primeira vez ocorreu no período entre 21 fevereiro de 2006 e 4 de maio de 2006. No cargo até o ano de 2018, ele comandará o processo eleitoral das eleições municipais deste ano, que deverá contar com mais de 500 mil candidatos a prefeitos e vereadores. Também ministro do STF, Luiz Fux será vice-presidente do TSE.
Em seu discurso, o ministro Gilmar Mendes afirmou que a população requer "eficácia e transparência da administração pública". Ele acrescentou que a investigação da Operação Lava Jato revela que o Brasil leniente e apático ficou para trás. Os protestos mostram ao mundo que o Brasil afirma que quer mudanças substanciais".
Toffoli homenageia Temer
Ao transmitir a Mendes o cargo de presidente do TSE, o ministro Dias Toffoli também homenageou o presidente interino Michel Temer. "Registro a presença das seguintes autoridades: o presidente da República, Michel Temer. Aqui nesta data de hoje, gostaria de fazer dois registros históricos. Desde 1902, vossa excelência natural de Tietê, um paulista não assumia a Presidência da República. Segundo registro, desde 1960, um aluno do Largo de São Francisco, da velha e sempre nova academia, não assumia a Presidência da República. Vossa excelência esteve aqui e foi diplomada por esta Justiça Eleitoral, estando devidamente legitimado como chefe de Estado da nação brasileira", disse Toffoli.
(Com Estadão Conteúdo).
PEC 8 valoriza a colegialidade das decisões do STF...
STF: pessoas não concursadas não podem exercer a substituição de cartórios por mais...
Lula assina MP que tributa aplicações financeiras no exterior...
TJ-BA celebra o centenário da morte de Ruy Barbosa com realização de seminário...
Corregedor do CNJ extrapola poder em suspensão de perfis de juízes das redes sociai...
STF decreta prisão preventiva de investigados por vandalismos, violência e atos ant...
Medida provisória zera PIS e Cofins do setor aéreo...
Comissão do Senado debate e aprova sugestões de mudanças no rito, no alcance e nos ...
STF inicia julgamento sobre regra que posiciona membro do MP ao lado do juiz...
Lei de Direitos Autorais não se aplica à criação de formato gráfico para buscas na ...
Câmara Municipal de Salvador não pode reeleger os seus dirigentes mais de uma vez, ...
Ministro Barroso suspende eficácia imediata do piso salarial da enfermagem e pede e...
Efeitos da reforma da Previdência repercutem no Orçamento do ano que vem...
Supremo retoma sessões plenárias com sessão nesta segunda-feira, às 15h...