Notícias

Governador de SP escolhe Grella como novo procurador-geral de Justiça

26/03/2008 | 2431 pessoas já leram esta notícia. | 9 usuário(s) ON-line nesta página

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), escolheu Fernando Grella Vieira como o sucessor do atual procurador-geral de Justiça, Rodrigo Pinho, conforme publicação nesta quarta-feira no "Diário Oficial" do Estado. Grella ficará dois anos no cargo.

O resultado representa o fim de doze anos ininterruptos em que o ex-procurador-geral de Justiça, Luiz Antonio Marrey, hoje secretário estadual de Serra, esteve à frente da Procuradoria ou teve um aliado no posto.

Os promotores e procuradores do Estado de São Paulo elegeram no último dia 15 Grella para o cargo, mas a posse ainda dependia do aval de Serra. Ele foi eleito com 931 votos. Em segundo lugar ficou José Oswaldo Molineiro, com 669 votos, e em terceiro, Paulo Afonso Garrido de Paula, com 453 votos.

Grella, que defende um Ministério Público suprapartidário, está no órgão há 23 anos. É secretário da Procuradoria de Justiça Cível e vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público. Já foi secretário-geral da Confederação Nacional do Ministério Público e membro do Conselho Superior do órgão.

Natural de Capivari, ele é casado e tem duas filhas. Pinho continuará no cargo até o dia 28 de março. Durante a campanha, Grella defendeu a abertura para os promotores das eleições internas, para cargos de chefia no Ministério Público, inclusive para procurador-geral --hoje somente os procuradores podem concorrer.

Ele afirmou ainda que irá investir na criação de um banco de dados informatizado, que possa ser acessado por todas as Promotorias, criminais e civis. Disse que, se o órgão não tiver verba para isso, irá buscar financiamento no governo federal.

Outra proposta de campanha é a criação de uma Procuradoria especializada em crimes praticados por prefeitos. Ao contrário do que ocorre hoje, o grupo poderia entrar com uma ação sem ter que submeter o caso ao procurador-geral.

Fonte Folha Online