Notícias

Governo do estado da Bahia abrirá mais de 4,3 mil vagas

23/06/2008 | 8420 pessoas já leram esta notícia. | 2 usuário(s) ON-line nesta página

Passar em um concurso público continua sendo o objetivo de muitos brasileiros, que são atraídos por bons salários e estabilidade no emprego. Quem sonha em ser um servidor, deve acelerar os estudos, pois várias seleções para o governo do estado estão previstas para acontecer entre 2008 e 2009. Inicialmente, serão 4.357 vagas para o quadro de funcionários da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria da Educação (SEC), Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (SEI), Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) e Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJDH). Do total, 905 oportunidades serão para o cargo de técnico administrativo de diversos órgãos da administração pública.


De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), empresas especializadas em realizar concursos públicos tiveram até o último dia 17 para entregar suas propostas demonstrando interesse em executar os certames previstos para o biênio 2008 e 2009. O aviso de credenciamento foi publicado no Diário Oficial da Bahia do dia 15 passado. As empresas habilitadas, cujos nomes ainda não foram divulgados, serão contratadas por sistema de rodízio, segundo a Saeb.


Para o secretário da Administração, Manoel Vitório da Silva Filho, a iniciativa, de abrir licitação para a escolha da empresa que realizará os processos seletivos, é inédita, uma vez que há mais de uma década apenas uma única instituição particular respondia pelos concursos públicos da esfera estadual, sem licitação. “Estabelecemos as condições no edital para que as empresas se credenciem para as contratações. Pela primeira vez, teremos um sistema democrático, transparente e com oportunidade para todos”, enfatiza.


O secretário explica que essas vagas fazem parte do cronograma de concursos públicos para contratação de 15.064 novos servidores estaduais entre 2008 e 2011, divulgado via edital no final do ano passado. Vale ressaltar que neste número estão incluídas 813 vagas para as 13 novas carreiras do funcionalismo público estadual em oito secretarias.


O diretor de planejamento de recursos humanos da Saeb, Cladinei Pereira, diz que a adoção do cronograma tem como objetivo regularizar o quadro de pessoal do estado, além de suprir a carência de servidores em algumas secretarias. “Fizemos um levantamento junto aos órgãos estaduais, diante do que era prioritário para o governo (educação, saúde e segurança), definimos um quantitativo possível para contratar. O objetivo é realmente que haja uma melhoria no serviço porque, por mais que a tecnologia evolua, que haja novas formas de executar processos, há necessidade de pessoas”, afirma Pereira.


Segundo a Saeb, as empresas vencedoras da licitação devem realizar primeiro os seguintes concursos: assistente da PGE, que ofertará 48 vagas; técnico administrativo, para diversos órgãos da administração pública (905); mais 12 cargos para a Secretaria da Saúde (1.519); professor de ensino fundamental e médio da Secretaria da Educação (1,4 mil); especialista em informação da SEI (60); auditor médico do Planserv (50); além de agente penitenciário (340), especialista em fiscalização (15) e especialista em desenvolvimento social da SJDH (20).

Fonte SAEB