Notícias

Governo Federal já autorizou concurso público para 17 mil postos este ano

20/06/2008 | 6921 pessoas já leram esta notícia. | 1 usuário(s) ON-line nesta página

O governo federal, através do Ministério do Planejamento, já autorizou a realização de concursos públicos para 17 mil postos sendo 13.446 para servidores efetivos e 4.531 vagas para temporários.

Do total de 13.446 autorizações para cargos efetivos, 3.409 foram autorizados por Portarias do final de 2007, mas cuja realização dos concursos e eventual ingresso de pessoal ou nomeação do percentual de 50% dos classificados de certame já realizado, se dará no ano de 2008.

A maior oferta de vagas foi para o MEC com a autorização de concurso visando o  preenchimento de 3.380 cargos para o magistério e  Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnologia publicada na Portaria nº 95 de 07 de maio de 2008.  Desse total, 1.560 vagas serão destinadas a professores de 1º e 2º graus.

Também para o INSS foi autorizado um número expressivo de 900 vagas  destinadas a contratar pessoal  para o cargo de analista de seguro social. O concurso tem o objetivo de suprir o quadro de pessoal do órgão com servidores formados em Assistência Social para melhorar a área de concessão de benefícios da Previdência.

Também neste ano foi autorizado o primeiro concurso para a recém criada carreira de Analista de Infra-estrutura. Foram 600 vagas de nível superior destinadas a reforçar o quadro da administração pública direta com profissionais de área de engenharia, arquitetura e geologia. O objetivo é reforçar a área de inteligência dos Ministérios destacando os novos concursados para desempenhar atividades especializadas em planejamento, coordenação, fiscalização, assistência técnica e execução de projetos e obras de infra-estrutura – transportes, energia, habitação, saneamento, desenvolvimento urbano.

Todos os concursos autorizados têm previsão no Anexo V da Lei Orçamentária Anual de 2008 que detalha as despesas de pessoal e estabelece um limite de 28.586 para provimento e realização de concurso no Poder Executivo civil para este ano.

Fonte Minisgtério do Planejamento