Notícias

J. J. Calmon de Passos, o grande jurista baiano, faleceu hoje

18/10/2008 | 2231 pessoas já leram esta notícia. | 1 usuário(s) ON-line nesta página

 

A sociedade baiana está de luto. Faleceu na madrugada deste sábado, dia 18 de outubro, o Prof. José Joaquim Calmon de Passos, vítima de infarto do miocárdio. O enterro será no cemitério Jardim da Saudade, às 17 horas. O corpo do grande mestre está sendo velado na Capela do referido sepulcrário, no Bairro de Brotas, em Salvador.

A notícia surpreende e enche de dor o Instituto Brasileiro de Direito Público e todos os seus amigos.  Calmon não era apenas um dos mais conhecidos e talentosos juristas da Bahia, era uma presença intensa, crítica, amiga, inspiradora de gerações de estudiosos do direito.  Não há palavras para expressar a perda que a sua ausência trará.

Calmon de Passos foi professor emérito da Universidade Federal da Bahia, livre-docente da Faculdade de Ciências Econômicas, catedrático de processo civil da Faculdade de Direito da UFBA, fundador do Centro de Cultura Jurídica da Bahia, Procurador-Geral de Justiça, Presidente da OAB-BA e membro da Academia de Letras Jurídicas da Bahia.

Fonte Editor