Notícias

Líder do PR propõe prorrogação de mandatos para adotar eleição única a partir de 2012

21/05/2009 | 2549 pessoas já leram esta notícia. | 2 usuário(s) ON-line nesta página

O líder do PR, deputado Sandro Mabel, propôs hoje a prorrogação de todos os mandatos atuais até 2012. Ele defende eleições únicas para os executivos federal, estaduais e municipais, assim como para os legislativos.

Segundo ele, a população se manifestaria em plebiscito sobre a proposta de  pleito único. Mabel argumentou que a medida proporcionaria economia "de bilhões" aos cofres públicos.

“Não se juntar as eleições é antiprodutivo e não é econômico”, disse Mabel ao deixar a casa do presidente da Câmara,  Michel Temer, onde participou de reunião de líderes para discutir a reforma política. Mabel também defende o fim do foro privilegiado.

Atualmente o brasileiro vai às urnas de dois em dois anos. Nas eleições gerais ou majoritárias são escolhidos o a presidente, governadores deputados federais e estaduais e senadores. As eleições proporcionais definem prefeitos e vereadores. Esses mandatos não coincidem e por isso há eleições de dois em dois anos.

O vice-líder do governo, Ricardo Barros (PP) descartou a possibilidade de a unificação de eleições voltar a se discutida. Segundo ele existem várias propostas nesse sentido.

“Não vejo consenso sobre isso e acho que isso não vai ser aprovado”.

Os líderes se reuniram para discutir a reforma política, mas o tema mais polêmico, que é a lista fechada, ainda não tem consenso entre os parlamentares.
 

 

Priscilla Mazenotti
 

Fonte Agência Brasil