Notícias

Mau tempo atrapalha marchas contra corrupção em cerca de 35 cidades

16/11/2011 | 2942 pessoas já leram esta notícia. | 3 usuário(s) ON-line nesta página

As chuvas em boa parte do país prejudicaram a realização de marchas contra a corrupção marcadas pela internet em cerca de 35 cidades. A maior adesão se deu em Goiânia, onde 2 mil manifestantes percorreram o centro da cidade. Reunidos pela internet, caras pintadas carregavam faixas de protesto e estenderam um pano com desenhos de pizzas em frente à sede do governo estadual. Símbolo do combate à corrupção no país, a vassoura também esteve presente.

A baixa adesão registrada nas outras manifestações contrasta com as edições organizadas pelo Movimento de Combate à Corrupção (MCC). A primeira Marcha Nacional contra a Corrupção ocorreu no feriado de 7 de setembro, quando reuniu cerca de 25 mil pessoas em Brasília. A segunda foi em 12 de outubro. Participaram aproximadamente 20 mil manifestantes, segundo a Polícia Militar.O mau tempo atrapalhou, por exemplo, os protestos em São Paulo. Apenas 200 pessoas, segundo estimativa da PM, aglomeraram-se embaixo do vão livre do Masp, na Avenida Paulista, de onde saiu a passeata pela Avenida Paulista.

Um dos organizadores do evento em São Paulo, o administrador Aleksandro Alencar lamentou que a chuva tivesse diminuído a mobilização, mas disse que a iniciativa não acabou ontem. Uma nova marcha deve ser marcada para 9 de dezembro, Dia Internacional contra a Corrupção. "O movimento tem um objetivo claro, que é gritar contra a corrupção e buscar leis que diminuam essa prática", disse.

Ficha Limpa
Em Belo Horizonte, o clima também interferiu na passeata, que contou com cerca de 20 pessoas, ao contrário da edição de outubro, quando 500 manifestantes marcharam pelas ruas da capital mineira.

As bandeiras levantadas nas passeatas incluem a cobrança pelo fim do foro privilegiado, que permite às autoridades serem julgadas diretamente em instâncias superiores da Justiça que a corrupção seja considerada crime hediondo, tendo a pena elevada e que a Lei da Ficha Limpa, em análise pelo Supremo Tribunal Federal (STF), seja aplicada nas eleições de 2012.

Fonte Correio Braziliense