Notícias

Ministro Gilmar Mendes assina acordo com o Corinthians para implementação do projeto Começar de Novo

23/03/2010 | 6368 pessoas já leram esta notícia. | 1 usuário(s) ON-line nesta página

Um programa de responsabilidade social. Foi dessa forma que as autoridades e personalidades presentes nesta segunda-feira (22), na sede do Sport Clube Corinthians, classificaram a assinatura de um convênio que permitirá aos jovens da Fundação Casa de São Paulo (antiga Febem) participar de atividades esportivas no clube paulista. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, participou da assinatura do termo de cooperação, um desdobramento do projeto Começar de Novo, do CNJ.
A parceria visa à ressocialização de presos e jovens em conflito com a lei e, em São Paulo, a ideia é que sejam abertas, pelo Corinthians, 100 vagas para treinamento esportivo dos adolescentes, e contratados dois presos do regime semiaberto com formação em práticas esportivas ou educação física. Um desdobramento do convênio firmado entre o Conselho e o Clube dos 13, a parceria com Corinthians prevê também a inclusão de vagas de trabalho e cursos de capacitação no Portal de Oportunidades do Conselho Nacional de Justiça, outra ação do projeto Começar de Novo.

O convênio foi assinado pelo ministro Gilmar Mendes, pelo presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), Antonio Carlos Viana Santos, pelo secretário de Justiça e Cidadania de São Paulo, Luiz Antonio Guimarães Marrey, e pela presidente da Fundação Casa de São Paulo, Berenice Maria Gianella.

Na plateia, além de aproximadamente 40 adolescentes internos da Fundação, estavam ex-jogadores do clube paulista, como os craques Marcelinho Carioca, Zé Maria, Tobias e Basílio, e o ator Sacha Bali, que interpreta na novela Poder Paralelo, da Rede Record, um ex-interno da antiga Febem, beneficiado pelo projeto Começar de Novo.

Ressocialização

Ao chamar a atenção dos presentes para a importância da ressocialização dos egressos do sistema prisional, o presidente do STF e do CNJ agradeceu a parceria com o Corinthians, fruto do acordo com o Clube dos 13, que designou o time paulista para ser o primeiro representante do grupo no projeto Começar de Novo. "Esses garotos poderão ter acesso a essas legendárias passarelas do Corinthians, ver seus ídolos, conversar com seus pais e seus amigos sobre essa oportunidade rara", afirmou Mendes, alertando para a importância simbólica da parceria, por incentivar outros clubes a também darem "esse passo de generosidade, de responsabilidade social".

Gilmar Mendes ainda destacou o fato de que a reinserção social, além de ser um programa de direitos humanos, é também um programa de segurança pública. "Se não tratarmos a reinserção social dessa forma, continuaremos a conviver com altos índices de violência e criminalidade. Hoje, nós estamos mostrando aqui que é possível mudar, com o abandono de preconceitos, com um ato significativo de generosidade. Hoje é um dia marcante na história do CNJ, do Corinthians, da Justiça, da Administração Pública de São Paulo, e creio que não exagero, do Judiciário brasileiro", concluiu o ministro.

"Esta é uma tarde especial para nós do Corinthians", afirmou o presidente do clube, Andrés Sanchez. Para o ministro de Estado dos Esportes, Orlando Silva, a oportunidade gerada pelo convênio, significará também uma maneira de abrir perspectivas novas para os jovens da Fundação Casa, de construírem um novo futuro. "Espero que o presidente do Corinthians ajude a iluminar este projeto para que todos os clubes brasileiros venham se somar a essa iniciativa", declarou Silva.

O presidente do TJ-SP, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, também parabenizou as entidades parceiras pelo pioneirismo. "As atividades esportivas eliminam a ociosidade, que é maléfica. O Corinthians participará efetivamente da ressocialização desses jovens, que terão maior contato com o esporte e poderão aprimorar seu estado físico. Essa é uma das missões nobres do ministro Gilmar Mendes. Tenho certeza do sucesso dessa meritória participação de um clube esportivo em um projeto desenvolvido com as três esferas do poder", destacou o desembargador.

Na visão do secretário de Justiça e Cidadania de São Paulo, a iniciativa é de grande generosidade e responsabilidade social. "Abrir as portas para egressos e jovens em conflito com a lei é um gesto de profunda cidadania, generosidade e responsabilidade social. O esporte é fundamental para canalizar a energia de todos, de maneira positiva, para melhorar suas vidas, encontrando novos caminhos. Queria agradecer muito por essa iniciativa do CNJ, pelo seu presidente Gilmar Mendes, que tem procurado demonstrar sua sensibilidade para tentar garantir os direitos de todos", disse Marrey.

Mensagens

Por interpretar um ex-interno da Febem na novela Poder Paralelo, o ator Sacha Bali fez questão de deixar uma mensagem aos 40 jovens presentes no evento desta segunda-feira. "Abracem o esporte, as artes, o estudos. É o caminho mais árduo, mas é o que dá mais gosto, mais orgulho. Por favor, gente tentem ficar longe do crack. Tomara que vocês consigam voltar à sociedade, estudando, trabalhando. Sorte para vocês!", desejou o ator.

O ex-craque Marcelinho Carioca também deixou seu recado: "Querer mudar é uma decisão pessoal. O esporte te torna uma pessoa notória, mas você deve agir com responsabilidade social. Jamais perca seu caráter. Gostaria de parabenizar essa iniciativa. O futuro está aberto para todos vocês, mas depende de cada um".

Começar de Novo

O programa Começar de Novo compõe-se de um conjunto de ações voltadas à sensibilização de órgãos públicos e da sociedade civil com o propósito de coordenar, em âmbito nacional, as propostas de trabalho e de cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário, de modo a concretizar ações de cidadania e promover redução da reincidência.

Fonte TV Justiça