Notícias

Ministro Sepúlveda Pertence despede-se hoje do STF

16/08/2007 | 5396 pessoas já leram esta notícia. | 1 usuário(s) ON-line nesta página

O Ministro José Paulo Sepúlveda Pertence, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), participa hoje de sua última sessão plenária na Corte, depois de 18 anos de atuação no Tribunal.

No último dia 15 o ministro Pertence, como é carinhosamente conhecido na comunidade jurídica, protocolou o pedido de sua aposentadoria, solicitando ao diretor geral do Supremo, Sérgio Pedreira, que o ato produza efeitos a partir do dia 17 de agosto próximo. O Presidente da República é que assina o decreto de aposentadoria.

Nascido em 21 de novembro de 1937, em Sabará (MG), José Paulo Sepúlveda Pertence é o ministro mais antigo do STF. Sua posse ocorreu em 1989. Com biografia rica e variada, o Ministro Pertence foi uma liderança relevante da União Nacional dos Estudantes e da Ordem dos Advogados do Brasil. Foi também Procurador-Geral da República, nomeado em 15 de março de 1985.

José Paulo Sepúlveda Pertence é filho do Engenheiro José Pertence e D. Carmen Sepúlveda Pertence. É casado com D. Suely Castello Branco Pertence e pai de três filhos: Pedro Paulo, Evandro Luiz e Eduardo José Castello Branco Pertence.

Personalidade crítica e sensível aos problemas sociais e políticos do país, o Ministro Pertence possuía forte influência nas deliberações do Supremo Tribunal Federal, sendo ouvido com atenção especial por seus pares pela inteligência, pela experiência na Corte, bem como por sua característica verve de linguagem, freqüentemente ferina e irônica, sem perder a alegância.

O Ministro Sepúlveda Pertence prestou um depoimento sobre a sua vida e sua experiência no Supremo Tribunal Federal para o projeto Depoimentos Magistrais, mantido pelo Instituto Brasileiro de Direito Público, publicado no site DireitodoEstado.com.br no dia de hoje, no endereço: http://www.direitodoestado.com.br/dm.asp?num_id=18

Fonte Editor Direito do Estado