Notícias

Mobilização de servidores por reajustes salariais preocupa Dilma Rousseff

12/06/2012 | 1455 pessoas já leram esta notícia. | 57 usuário(s) ON-line nesta página
A ministra Miriam Belchior já sinalizou que o Judiciário deverá ter seu quinhão no Orçamento de 2013. Foto: Correio Braziliense

O governo está preocupado com o aumento das pressões para que conceder reajuste aos servidores federais, incluindo os militares. Esse foi o principal assunto da conversa na manhã de ontem da presidente Dilma Rousseff com as ministras Miriam Belchior (Planejamento) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil), o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, e o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, no Palácio do Planalto. Na mesa, foram colocadas as dificuldades para o governo fechar o Orçamento de 2013, se tiver de conceder aumentos para todas as categorias que já começam a fazer campanha e greves. A proposta orçamentária tem que ser enviada ao Congresso até 31 de agosto.

O pessoal do Judiciário deve ser o primeiro da fila, e Miriam Belchior já sinalizou que o governo deve liberar algum percentual em 2013. Só o que eles pedem - reajuste linear de 56% - representará gasto adicional de R$ 7,4 bilhões por ano. O problema é que todos os servidores do Executivo estão com o pires na mão, mesmo os 937 mil - entre ativos e inativos - que estão sendo contemplados neste ano com aumento de até 31%, previsto na Medida Provisória 568.

Fonte Correio Braziliense