Notícias

OAB e Centro de Cultura Jurídica firmam convênio

23/03/2009 | 2399 pessoas já leram esta notícia. | 2 usuário(s) ON-line nesta página

Os cursos da Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (ESAD) foram abertos oficialmente, na noite da sexta-feira (20), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) e contou com ilustres presenças como a do presidente da Casa, Saul Quadros e da ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), desembargadora Eliana Calmon. No evento de abertura também aconteceu a assinatura de um convênio entre a Ordem e o Centro de Cultura Jurídica da Bahia (CCJB), além de uma homenagem ao professor e advogado Waldomiro Azevedo.

O presidente Saul quadros teve a honra de abrir a programação 2009 da ESAD e aproveitou para falar da importância da Escola para os advogados e estudantes e também falar sobre a homenagem ao professor Waldomiro. “Ele realmente merece. É a pessoa mais entusiasmada que eu já vi em toda a Escola”.
Na seqüência, Quadros chamou o coordenador do curso de processo do CCJB, Maurício Góes e Góes, para assinar o convênio entre as duas entidades. “É uma união importante e tem muito para acrescentar a todos os advogados e estudantes”. Com o convênio firmado os operadores do Direito e os estagiários do quadro da OAB-BA, que estiverem em dia, terão desconto nos cursos do Centro de Cultura.

O professor Waldomiro Azevedo foi homenageado pelo direto-geral da ESAD, Carlos Rátis, que fez um breve histórico sobre a vida e carreira do homenageado. Na oportunidade, Azevedo também ganhou o título de professor emérito da Orlando Gomes. “Minha alma canta e dança de felicidade” e agradeceu “Deus é a minha força. Preciso que Ele ande comigo por muito tempo, pois sozinho não consigo ir a lugar algum”, ressaltou.

Azevedo falou ainda sobre a velocidade com que o mundo vem sofrendo mudanças e criticou o ensino superior e os estudantes. “O ensino superior do País está caindo de qualidade e há um grande problema de ordem subjetiva: os alunos. Eles não são mais os mesmos. Têm problemas sérios de concentração, de interesse e de cansaço. Mas não é só isso.

Os professores também, muitos deles não estão indo pelo caminho correto. Hoje, um professor tem que ser também motivador tem que ser preparado, ativo e sempre demonstrar vontade e prazer no que está fazendo. Eu mudei minha maneira de ensinar, mas outros professores também terão que fazer isso”, finalizou.

A ministra Eliana Calmon fez uma palestra com o tema Segurança Jurídica, afirmando: “eu mesma escolhi o tema, pois hoje vivemos numa insegurança jurídica. Ninguém tem segurança”, afirmou. Passeou ainda por aspectos do assunto como princípio da segurança jurídica, definições, influência, aplicação, entre outros, de forma breve, objetiva e simples.

A mesa alta, ministrada pelo presidente Saul Quadros, foi composta por Carlos Rátis, diretor-geral da ESAD, Antônio Menezes, secretário-geral da Ordem, Waldomiro Azevedo, professor e advogado, Eliana Calmon, ministra do STJ, Maurício Góes e Góes, coordenador-do curso de processo do CCJB, o presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros na Bahia (IAB-BA), Antônio Luiz Calmon Teixeira e pela juíza Rosemeire Fernandes.

Fonte Imprensa OAB-BA