Notícias

OAB Nacional e CNBB pregam nova ordem política

18/03/2008 | 8829 pessoas já leram esta notícia. | 9 usuário(s) ON-line nesta página

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) marcaram para 15 de abril a primeira reunião de um movimento que pedirá pela reforma política no País. Segundo o presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Britto, a população precisa compreender que precisa se mobilizar em defesa de seus objetivos e gerir o seu próprio destino. "Isso está expresso na Constituição Federal", disse. E completou: "A melhor forma de exigir é a mobilização popular, é levar para a população a idéia de que ela pode mudar o País".

"O movimento pretende apresentar quatro projetos de iniciativa popular para mudar o sistema político e eleitoral Brasileiro. Segundo Britto, os projetos tratarão dos seguintes temas: mudança das regras para escolha do suplente de senador; fim da reeleição para o Executivo; dar ao eleitor o direito de cassar o mandato do eleito que trair as promessas de campanha; e instituir o financiamento público das campanhas", informou a OAB.

A Assessoria da OAB destacou ainda que os temas que comporão os quatro projetos poderão sofrer alterações. Para a reunião do movimento, em abril, também foi convocada a União Nacional dos Estudantes (UNE), entre outras entidades de todo País. (Jornal de Brasília)

Fonte OAB