Notícias

OAB-RJ considera muito difícil permanência de Sarney à frente do Senado

28/07/2009 | 5034 pessoas já leram esta notícia. | 2 usuário(s) ON-line nesta página

O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, afirmou que considera "muito difícil" a permanência do senador José Sarney na presidência do Senado Federal após a divulgação de inúmeros escândalos envolvendo o seu nome e até de seus familiares. Para Damous, atual crise é uma mazela política e que se repete ao longo dos últimos anos. "Todos esses problemas estão na raiz do sistema partidário brasileiro. O nosso sistema partidário é um sistema artificial, clientelista e a maior parte dos partidos brasileiros não representa, efetivamente, a população que diz representar".

Segue a entrevista do presidente da OAB do Rio de Janeiro:

P- Por que políticos como o senador José Sarney continuam impunes no Brasil?

R - Essa é uma mazela política das tantas que assolam o Brasil. Todos esses problemas estão na raiz do sistema partidário brasileiro. O nosso sistema partidário é um sistema artificial, clientelista e a maior parte dos partidos brasileiros não representa, efetivamente, a população que diz representar. Além disso, as elites sempre souberam se defender. Agora, o que está acontecendo no Senado é uma guerra no seio das elites. O senador Sarney, nesse momento, não representa mais os interesses de determinados setores das elites das classes dominantes. Por isso está sendo defenestrado. O que está acontecendo, neste momento, não é uma campanha séria, de moralização dos costumes políticos no Brasil. O que está acontecendo é um ajuste de contas. O senador Sarney e seu grupo não interessam mais a determinados setores. Além disso, de tudo o que está acontecendo em relação à biografia do senador José Sarney, nada é novidade. Quem é do Maranhão sabe de tudo isso há séculos. Qualquer brasileiro bem informado já sabia de tudo o que está sendo divulgado agora. Agora resolveu-se que o senador Sarney não serve mais e resolveram encerrar a sua carreira política.

P - Na sua opinião, ele deve entregar o cargo de presidente do Senado?

R - Isso é uma questão da consciência do senador José Sarney. Mas, efetivamente, a sua situação está muito difícil. Todos os dias surgem novas denúncias, como sempre acontece no País e não se sabe exatamente qual é a veracidade, total ou parcial, dessas denúncias. Mas de qualquer maneira o senador Sarney está perdendo a capacidade de se defender e isso já se estendeu a seus familiares, à sua filha, a seus netos. De fato, é uma situação difícil ele continuar à frente do Senado.

Fonte OAB