Notícias

Operação Acrônimo mira chefe da Casa Civil de Fernando Pimentel

23/09/2016 | 884 pessoas já leram esta notícia. | 1 usuário(s) ON-line nesta página

Uma das empresas de Marco Rezende Teixeira recebeu valores que os investigadores suspeitam ser propina para governador de Minas. "Essa operação já se esgotou", diz defesa de Pimentel ao mencionar "o gosto pelos holofotes e a busca desesperada de provas que não existem"

A Polícia Federal deflagra, nesta sexta-feira (23/9), mais uma fase da Operação Acrônimo, que investiga, inclusive, desvios de recursos a partir de financiamentos com o BNDES. No Superior Tribunal de Justiça (STJ), o caso já resultou na denúncia criminal contra o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT). A ação de hoje foi determinada pelo relator do caso no tribunal, ministro Herman Benjamin.

Um dos alvos desta 9ª fase é o chefe da Casa Civil do governo mineiro, Marco Antônio Rezende Teixeira, segundo apurou o Correio. A ação de hoje envolve ordens de condução coercitiva, quando o investigado é isolado e levado para prestar um depoimento caso queira. Há também mandados de busca em apreensão.

Em Brasília, os policiais cumprem duas ordens judiciais. O STJ disse que não prestaria esclarecimentos à sociedade porque "as investigações relacionadas à Operação Acrônimo correm em segredo de Justiça".

De acordo com dados da investigação, uma empresa ligada a Rezende Teixeira, a MOP Consultoria e Assessoria Empresarial, recebeu R$ 1,7 milhão de um escritório de advocacia entre 2013 e 2014. Para a PF e o MPF, a suspeita é que se tratasse de dinheiro de propina com destino a Pimentel.

O advogado de Pimentel, Eugênio Pacelli, criticou a ação da polícia. "Essa operação já se esgotou", disse ele ao Correio. "O que resta é o gosto pelos holofotes e a busca desesperada de provas que não existem. E de fatos que as autoridades tiveram notícia desde o ano de 2014. Não existe nem nova fase na Acrônimo. O único fato verdadeiro é que a operação agoniza lentamente, diante das inúmeras ilegalidades e abusos praticados desde o seu início." A reportagem não localizou ainda a defesa de Rezende Teixeira

Indiciado
Neste mês, Herman Benjamim autorizou o indiciamento e Pimentel e do presidente afastado da empreiteira Odebrecht, Marcelo Bahia Odebrecht. Uma das suspeitas dos investigadores é que ele beneficiou a construtora com financiamentos do BNDES. Outra linha investigativa é o financiamento eleitoral ilegal da campanha do petista em 2014.

Em 15 de setembro, a PF realizou a 8ª fase da operação Acrônimo, mas por ordem da 10ª Vara Federal de Brasília. Foram cumpridos de 20 mandados judiciais (9 buscas e 11 conduções) em Brasília, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Aquela etapa buscava esclarecer a atuação de uma organização criminosa especializada na obtenção de benefícios no governo federal por meio de pagamento de vantagens indevidas a agentes públicos.

Fonte Correio Braziliense