Policiais civis fazem busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (15/3) no Hospital de Base e na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), na Asa Norte. Servidores e médicos estão sendo conduzidos de forma coercitiva para prestar esclarecimentos. Os investigadores apuram fraude na folha de pagamentos da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Segundo informações preliminares, foram expedidos cerca de dez mandados de condução coercitiva contra médicos e servidores da área, especialmente no Hospital de Base de Brasília. Entre os conduzidos estariam médicos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e até um professor. O grupo é suspeito de fraudar as horas extras.
Os policiais apreenderam nove computadores e aproximadamente 15 caixas de documentos. Duas mulheres saíram do Hospital de Base escoltadas por policiais. A investigação é feita pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), por meio da Promotoria de Defesa da Saúde com o apoio da Polícia Civil.
Folhas de ponto fraudadas
Em outubro do ano passado a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra Administração Pública (Decap) apurou o envolvimento de servidores da Secretaria de Saúde do DF no sumiço de dados do Sistema Forponto. A plataforma registra a presença dos servidores, contabiliza as horas trabalhadas, mede as horas extras, entre outras informações. O histórico da plataforma teria sido apagado por uma retaliação de servidores, que passaram a ter as faltas injustificadas descontadas da folha de pagamento.
Segundo os investigadores, registros de ponto funcional das unidades (hospitais, centros de saúde e prédios da administração central), tanto os automáticos - como horas trabalhadas, descanso semanal, falta injustificada, entre outros - quanto os lançados manualmente pelas chefias imediatas, foram excluídos do sistema.
Em depoimento, uma servidora relatou que uma mudança no modo de descontos na folha de pagamento gerou um dissabor entre os servidores. Ao todo, são cerca de 32 mil servidores na Secretaria de Saúde.
PEC 8 valoriza a colegialidade das decisões do STF...
STF: pessoas não concursadas não podem exercer a substituição de cartórios por mais...
Lula assina MP que tributa aplicações financeiras no exterior...
TJ-BA celebra o centenário da morte de Ruy Barbosa com realização de seminário...
Corregedor do CNJ extrapola poder em suspensão de perfis de juízes das redes sociai...
STF decreta prisão preventiva de investigados por vandalismos, violência e atos ant...
Medida provisória zera PIS e Cofins do setor aéreo...
Comissão do Senado debate e aprova sugestões de mudanças no rito, no alcance e nos ...
STF inicia julgamento sobre regra que posiciona membro do MP ao lado do juiz...
Lei de Direitos Autorais não se aplica à criação de formato gráfico para buscas na ...
Câmara Municipal de Salvador não pode reeleger os seus dirigentes mais de uma vez, ...
Ministro Barroso suspende eficácia imediata do piso salarial da enfermagem e pede e...
Efeitos da reforma da Previdência repercutem no Orçamento do ano que vem...
Supremo retoma sessões plenárias com sessão nesta segunda-feira, às 15h...