Notícias

PM segue parada no ES e secretário diz que negociação "perde sentido"

10/02/2017 | 1396 pessoas já leram esta notícia. | 3 usuário(s) ON-line nesta página

Forças Armadas vão decidir "medidas necessárias" para restabelecer ordem. Paralisação chega ao 7º dia: ônibus, escolas e postos de saúde não funcionam.

O secretário de Direitos Humanos do Espírito Santo, Julio Pompeu, disse que o prazo para os policiais militares aceitarem a proposta do governo terminou às 6h desta sexta-feira (10). Com isso, segundo ele, a mesa de negociações com as lideranças do movimento "perde sentido".

O movimento que paralisou o policiamento no estado pede aumento salarial (reposição da inflação e 10% de ganho real), além de melhores condições de trabalho. O governo disse ser impossível dar reajuste, mas propôs avaliar promoções, carga horária dos PMs e outras reivindicações (veja listas mais abaixo).

O Espírito Santo está sem PMs nas ruas desde sábado (4), o que desencadeou uma onda de violência que deixou 113 mortos. Escolas, postos de saúde e ônibus seguem sem funcionar na Grande Vitória e em outras regiões do estado.

Negociações
Na noite de quinta-feira (9), o governo se reuniu com lideranças do movimento. O encontro, que se estendeu até a madrugada desta sexta-feira, terminou sem acordo. O governo, entretanto, manteve sua proposta em aberto até as 6h.

"Precisávamos do prazo para saber se nos quartéis vão aceitar a proposta e vão voltar às ruas. Chegamos às 6h, a força policial não foi para as ruas, ou seja, não aceitaram nossa proposta, a mesa de negociações perde sentido", afirmou Julio Pompeu, em entrevista ao Bom Dia ES.

Agora, caberá às Forças Armadas, que assumiram o comando da segurança pública no estado, dedicir as "medidas necessárias" tomar para "o restabelecimento da lei e da ordem", afirmou Pompeu.

"Essas medidas dependem de avaliação caso a caso, do comando militar, das forças de segurança, que estão no comando da segurança pública, que aqui está com o general do Exército", disse.

Nesta quinta, o Comando da Polícia Militar do Espírito Santo de início a procedimentos para punir mais de 300 policiais acusados de participar da paralisação. As investigações indicam atos de motim ou revolta.

Proposta mulheres:
- Parcelamento da reposição salarial
- Garantia de anistia para os policiais aquartelados
- Desistência da ação contra as associações de policiais

Proposta do governo:
- Crimes e infrações administrativas serão apurados sem perseguições
- Apresentar um cronograma para promoções previstas em lei
- Formar uma comissão para avaliar a carga horária de trabalho da categoria
- Encaminhar, em até 90 dias, uma proposta à Ales para tornar obrigatório o bacharelado em Direito para o ingresso no curso de CFO
- Governo reitera a impossibilidade fiscal e legal da concessão do reajuste
- Governo se propõe a desistir de ações contra Associações de Classe
- Governo se dispõe a dialogar com a categoria para debater outras eventuais pautas

Fonte G1