Notícias

Presidenta nega sucateamento do IBGE e diz que erro será apurado

22/09/2014 | 1653 pessoas já leram esta notícia. | 6 usuário(s) ON-line nesta página

A presidenta Dilma Rousseff disse ontem (21) que n&ão v&ê &"problemas de gest&ão&" no Instituto Brasileiro de Geografia e Estat&ística (IBGE), nem sucateamento da institui&ç&ão. Na &última sexta-feira (19), o instituto admitiu que errou ao divulgar dado da Pesquisa Nacional sobre Amostra de Domic&ílios (Pnad), segundo o qual a desigualdade social tinha voltado a crescer no Brasil e divulgou novo n&úmero, que mostra leve queda do indicador do ano passado para c&á.

Em entrevista coletiva no Pal&ácio da Alvorada, a presidenta disse que o n&úmero de funcion&ários do IBGE subiu 7% entre o governo do ex-presidente Lula e o dela e ressaltou que o conselho diretor do instituto &é formado por seus pr&óprios funcion&ários, sem inger&ência governamental. Segundo Dilma, foram criadas duas comiss&ões para apurar a divulga&ç&ão dos n&úmeros errados. Uma, de &"especialistas independentes, investigar&á se o padr&ão t&écnico da pesquisa foi cumprido&" e outra, de sindic&ância do pr&óprio governo, vai apurar responsabilidades. Os resultados devem ser divulgados em 30 dias.

Sobre a declara&ç&ão da presidenta do instituto, Wasm&ália Bivar, de que n&ão se sente confort&ável no cargo depois dos erros, a presidenta disse que se trata de uma quest&ão pessoal e que n&ão ir&á julgar antes das apura&ç&ões. &"At&é agora, n&ão vi nenhum problema de gest&ão. Eles t&êm um problema, sim, de querer fazer simultaneamente v&árias pesquisas. Tem hora que&  querem fazer de um jeito, tem hora que querem fazer de outro. Agora, o governo n&ão escolheu a data de divulga&ç&ão, n&ós ficamos sabendo junto com voc&ês [imprensa], na mesma hora.&"


Na entrevista, Dilma tamb&ém voltou a garantir que a infla&ç&ão come&çar&á a baixar at&é o fim do ano e decartou a possibilidade de um tarifa&ço. &"N&ós sabemos que a infla&ç&ão tender&á para o centro da meta a partir de novembro, dezembro. N&ós, e todo o mercado, temos essa expectativa. Tamb&ém ficamos com uma certeza de que quem fala em tarifa&ço est&á mal intencionado. Porque 0,10 [ponto percentual] desse n&úmero deve-se ao aumento do pre&ço da energia decorrente da seca. Aqueles que falam que &é inexor&ável um tarifa&ço, eu n&ão sei o que est&ão querendo fazer, porque n&ão tem nenhuma necessidade de tarifa&ço, na medida em que tem v&ários aumentos ocorrendo ao longo do ano.&"

Ela comentou ainda as cr&íticas do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Dias Toffoli, sobre o uso do Pal&ácio da Alvorada (resid&ência oficial da Presid&ência da Rep&ública) para eventos e entrevistas relacionados &à campanha eleitoral. Segundo Dilma, se ela n&ão usar o pal&ácio, ficar&á &"sem teto&". &"Eu respeito muito a posi&ç&ão do presidente do tribunal, mas quero lembrar que todos os meus antecessores usaram o pal&ácio. At&é porque, caso contr&ário, eu serei uma sem-teto. Eu n&ão terei onde dar entrevista, porque n&ão tenho casa aqui. Se n&ão pode ser no Pal&ácio da Alvorada, serei uma sem-teto e irei para a rua dar entrevista. Eu n&ão tenho outro local&", afirmou.

Nesta semana, a presidenta ir&á a Nova York para participar da Assembleia Geral da Organiza&ç&ão das Na&ç&ões Unidas (ONU). Antes da viagem aos Estados Unidos, Dilma participar&á de evento de campanha em Minas Gerais.

Mat&éria alterada para corre&ç&ão de informa&ç&ão no pen&último par&ágrafo. Diferentemente do que a mat&éria informava, o presidente do TSE &é o ministro Dias Toffoli e n&ão o ministro Marco Aur&élio Mello.

Fonte Agência Brasil