A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie, participa hoje de audiência pública na Comissão Especial da Reforma do Judiciário. O presidente da comissão, deputado Átila Lins (PMDB-AM), informou que a audiência vai encerrar a fase de debates e sugestões para o relatório sobre segunda etapa da reforma do Judiciário, que está sendo elaborado pelo deputado Paes Landim (PTB-PI). Átila Lins garante que o projeto será enviado ao Plenário até o fim de junho.
A comissão especial analisa a PEC 358/05. Uma das alterações propostas no texto é a proibição da contratação de parentes (nepotismo) até segundo grau (filhos, pais, avós, netos, irmãos, cunhados, sogros, genros, noras e enteados) por integrantes do Judiciário e do Ministério Público. Hoje, o nepotismo é proibido até o terceiro grau.
A PEC determina ainda que as decisões definitivas de mérito do Supremo Tribunal Federal (STF) nas ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) e nas ações declaratórias de constitucionalidade (ADCs) sobre lei ou ato normativo federal ou estadual sejam estendidas a outras esferas. O objetivo é diminuir o número de processos na Justiça.
Outra medida para evitar a multiplicação de processos sobre o mesmo tema é a instituição da súmula impeditiva de recursos, a ser editada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST).
A reunião começa às 10 horas, no plenário 11.
PEC 8 valoriza a colegialidade das decisões do STF...
STF: pessoas não concursadas não podem exercer a substituição de cartórios por mais...
Lula assina MP que tributa aplicações financeiras no exterior...
TJ-BA celebra o centenário da morte de Ruy Barbosa com realização de seminário...
Corregedor do CNJ extrapola poder em suspensão de perfis de juízes das redes sociai...
STF decreta prisão preventiva de investigados por vandalismos, violência e atos ant...
Medida provisória zera PIS e Cofins do setor aéreo...
Comissão do Senado debate e aprova sugestões de mudanças no rito, no alcance e nos ...
STF inicia julgamento sobre regra que posiciona membro do MP ao lado do juiz...
Lei de Direitos Autorais não se aplica à criação de formato gráfico para buscas na ...
Câmara Municipal de Salvador não pode reeleger os seus dirigentes mais de uma vez, ...
Ministro Barroso suspende eficácia imediata do piso salarial da enfermagem e pede e...
Efeitos da reforma da Previdência repercutem no Orçamento do ano que vem...
Supremo retoma sessões plenárias com sessão nesta segunda-feira, às 15h...