O Projeto de Lei 2385/07, da deputada Ana Arraes (PSB-PE), exige que empresas produtoras de medicamentos, alimentos e material de limpeza utilizem a escrita em braile nas embalagens de seus produtos para fornecer informações básicas de uso do produto e prazo de fabricação e validade.
Segundo o projeto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) será responsável por regulamentar e fiscalizar a aplicação da lei e também por multar e punir as empresas que não obedecerem à regra.
A Anvisa regulamentou, em novembro de 2007, o Decreto 5.296/04, que obriga a indústria farmacêutica a disponibilizar exemplares das bulas em braile para deficientes visuais, desde que haja solicitação. Ficam excluídos da lista os medicamentos de administração no paciente exclusiva a médicos e enfermeiros.
Reivindicação popular
Segundo a parlamentar, o projeto atende a reivindicações de vários Procons e de associações de portadores de deficiência visual. A deputada destaca que algumas empresas, "conscientes de suas responsabilidades sociais", já adotam o sistema braile em suas embalagens.
Ana Arraes ressalta que a Constituição tem entre seus princípios a garantia da cidadania e a erradicação da marginalização das pessoas. Ela diz também que é obrigação do Estado proteger e integrar socialmente as pessoas com deficiência. "A identificação dos produtos pelos deficientes visuais ficará mais fácil. Eles não precisarão depender de pessoas amigas para descobrir o que tomar ou o que comer nem vai haver confusão ao ministrar esses produtos", argumenta.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 24,5 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Desse total, 16,5 milhões são deficientes visuais (9,76% da população brasileira). Os dados são do Censo 2000.
Legislação atual
O Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) exige informações claras e adequadas em língua portuguesa sobre os diferentes produtos e serviços, com descrição das características, composição, qualidade, preço e riscos que apresentem. Em Mato Grosso do Sul, a Lei Estadual 1.904/98 regulamenta a adaptação de listas de preços e cardápios em braile nos bares, restaurantes e estabelecimentos similares. No Paraná, as contas de luz passarão a ser emitidas com um demonstrativo dos gastos de eletricidade em braile, para os clientes com deficiência visual.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
PEC 8 valoriza a colegialidade das decisões do STF...
STF: pessoas não concursadas não podem exercer a substituição de cartórios por mais...
Lula assina MP que tributa aplicações financeiras no exterior...
TJ-BA celebra o centenário da morte de Ruy Barbosa com realização de seminário...
Corregedor do CNJ extrapola poder em suspensão de perfis de juízes das redes sociai...
STF decreta prisão preventiva de investigados por vandalismos, violência e atos ant...
Medida provisória zera PIS e Cofins do setor aéreo...
Comissão do Senado debate e aprova sugestões de mudanças no rito, no alcance e nos ...
STF inicia julgamento sobre regra que posiciona membro do MP ao lado do juiz...
Lei de Direitos Autorais não se aplica à criação de formato gráfico para buscas na ...
Câmara Municipal de Salvador não pode reeleger os seus dirigentes mais de uma vez, ...
Ministro Barroso suspende eficácia imediata do piso salarial da enfermagem e pede e...
Efeitos da reforma da Previdência repercutem no Orçamento do ano que vem...
Supremo retoma sessões plenárias com sessão nesta segunda-feira, às 15h...