Notícias

Sabatina define três ministros do STJ

10/05/2011 | 3671 pessoas já leram esta notícia. | 2 usuário(s) ON-line nesta página


Os juristas indicados pela presidente Dilma Rousseff para as três vagas de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) serão sabatinados hoje, às 10h, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Advogados de carreira, Antônio Carlos Ferreira, 54 anos, Ricardo Villas Bôas Cuêva, 48, e Sebastião Alves dos Reis Júnior, 46, foram escolhidos após um longo processo de seleção, que incluiu eleições na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e no STJ, além de entrevista com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Após a sabatina, as indicações dos futuros ministros serão apreciadas em plenário.


O paulista Antônio Carlos Ferreira foi o escolhido para a vaga do ministro Pádua Ribeiro, que se aposentou em setembro de 2007. Advogado de carreira da Caixa Econômica Federal há mais de 25 anos, ele já exerceu o cargo de diretor jurídico do banco e atualmente é presidente da Conselho da Escola de Advocacia da Caixa.


Já o mineiro Sebastião dos Reis assumirá o posto deixado por Humberto Gomes de Barros, aposentado em julho de 2008. Especialista em direito público, Reis atuou como advogado da Eletronorte, foi chefe do Departamento Jurídico da Radiobrás e consultor do Ministério da Integração Nacional.


Ricardo Cuêva entrará na cadeira aberta pela aposentadoria de Nilson Naves, em abril de 2010. Mestre em direito tributário, o paulista já exerceu a função de procurador do Estado de São Paulo e da Fazenda Nacional. Foi também membro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). 

Fonte Correio Braziliense