Notícias

Senado aprova Nancy Andrighi para o CNJ

21/07/2014 | 632 pessoas já leram esta notícia. | 2 usuário(s) ON-line nesta página
Nancy Andrighi assumirá o cargo de corregedora nacional de Justiça

A ministra Nancy Andrighi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi aprovada pelo plenário do Senado Federal para o cargo de corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A aprovação do nome da ministra ocorreu na última quarta-feira (16).

Nancy Andrighi vai substituir o atual corregedor, ministro Francisco Falcão, cujo mandato à frente da Corregedoria Nacional termina em setembro. A ministra começou a carreira na Justiça gaúcha, passando pela Justiça do Distrito Federal, até chegar ao STJ e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde exerceu o cargo de corregedora.

Em junho, a ministra teve sua indicação para o CNJ aprovada por unanimidade após sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. Na ocasião, Nancy Andrighi respondeu a questões sobre similaridade da Justiça brasileira com a de outros países, rigor das penas, penas alternativas, equilíbrio entre os poderes do estado e importância da mediação.

Também defendeu o uso de recursos tecnológicos, como o Skype, para a realização de audiências e oitiva de testemunhas, e o estabelecimento de metas e prioridades para a Justiça. Para ela, o CNJ deve incentivar o uso da tecnologia como forma de reduzir custos e otimizar o andamento dos processos mediante o contato direto do julgador com as partes, advogados e testemunhas.

A ministra disse ainda que, como corregedora nacional de Justiça, seguirá os passos de seus antecessores para atuar com responsabilidade e dedicação na importante missão fiscalizadora da atuação dos juízes, dos serviços judiciais auxiliares, das serventias e dos serviços notariais.

Fonte STJ