“A Meta 2 não é somente do CNJ – é de toda a sociedade brasileira, que tem o direito à Justiça rápida, eficaz e de qualidade”. Com essas palavras, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Milton de Moura França, parabenizou os órgãos que conseguiram atingir o objetivo estabelecido pelo Conselho Nacional da Justiça – de zerar os processos distribuídos até 2005. A declaração foi feita durante a solenidade de entrega de certificados, em 10 de novembro, no Conselho Nacional da Justiça, com a presença do ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, e dos demais membros do Conselho.
Os resultados ainda são parciais, pois refletem a posição em 29 de outubro. À exceção do Superior Tribunal Militar, todos os outros sete que já conseguiram atingir a meta são da Justiça do Trabalho: os Tribunais Regionais da 11ª Região (AM/RR), 13ª Região (PB), 16ª Região (MA), 19ª Região (AL), 21ª Região (RN), 22ª Região (PI) e 23ª Região.
Os números alcançados na campanha pela Meta 2 foram comemorados pelo presidente do CNJ. Ele destacou o fato de que 29 tribunais têm menos de cem processos e deverão cumprir a meta em breve. "Além disso, outros 19 tribunais têm entre cem e mil processos para serem julgados e, que certamente, conseguirão zerar esse estoque até o fim do ano", acrescentou Gilmar Mendes. O ministro destacou, ainda, o desempenho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que já julgou 97% dos processos incluídos na Meta 2, e do TST , "que vem dando uma resposta adequada a esse objetivo".
Os dados atuais, de 10 de novembro, indicam que 14 TRTs encontram-se muito próximos de atingir a meta, seja pelo elevado índice percentual – entre 60% e 92% –, seja pela quantidade irrisória de processos aguardando julgamentos – entre 184 e 568. (Ver quadro).
Quanto ao TST, a situação é de cumprimento de 65% da meta. Dos mais de 50 mil processos no início de 2009, restam pouco mais de 13 mil (posição em 6 de novembro, segundo o “processômetro” do TST). Nesse quantitativo estão inclusos processos cuja resolução depende do posicionamento do STF sobre a adoção, nesses casos, do instituto de repercussão geral. Conforme esclareceu o presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, ao ministro Moura França, pouco antes da solenidade no CNJ, o critério correto para a contagem deve excluir esses processos – o que muda substancialmente a realidade da Meta 2 no TST.
Independentemente dessa questão, o ministro Milton de Moura França atribuiu o excelente desempenho da Justiça do Trabalho a todos os magistrados e servidores. Ele informou que estão sendo adotadas providências para a informatização total do processo trabalhista, sempre de acordo com a realidade brasileira, considerando a extensão e a diversidade da estrutura da Justiça do Trabalho: além do TST, há 24 Tribunais Regionais e 1.378 Varas do Trabalho. Ele revelou que a meta é que, até julho de 2010, o processo eletrônico esteja funcionando plenamente no TST e em alguns Tribunais Regionais.
Participaram da cerimônia de entrega do certificado o presidente do TST, Milton Moura França; o presidente do STM, Carlos Alberto Marques Soares; o secretário-adjunto da Ordem dos Advogados do Brasil ( OAB) , Alberto Zacharias Toron; o presidente do TRT19, desembargador Jorge Bastos da Nova Moreira; a presidente do TRT16, desembargadora Márcia Andréa Farias da Silva; o presidente do TRT23, desembargador João Carlos Ribeiro de Souza; o vice-presidente do TRT13, Paulo Américo Maia de Vasconcelos Filho; o presidente do TRT21, desembargador José Barbosa Filho e a representante do TRT11, desembargadora federal Solange Maria Santiago Morais.
Ribamar Teixeira
PEC 8 valoriza a colegialidade das decisões do STF...
STF: pessoas não concursadas não podem exercer a substituição de cartórios por mais...
Lula assina MP que tributa aplicações financeiras no exterior...
TJ-BA celebra o centenário da morte de Ruy Barbosa com realização de seminário...
Corregedor do CNJ extrapola poder em suspensão de perfis de juízes das redes sociai...
STF decreta prisão preventiva de investigados por vandalismos, violência e atos ant...
Medida provisória zera PIS e Cofins do setor aéreo...
Comissão do Senado debate e aprova sugestões de mudanças no rito, no alcance e nos ...
STF inicia julgamento sobre regra que posiciona membro do MP ao lado do juiz...
Lei de Direitos Autorais não se aplica à criação de formato gráfico para buscas na ...
Câmara Municipal de Salvador não pode reeleger os seus dirigentes mais de uma vez, ...
Ministro Barroso suspende eficácia imediata do piso salarial da enfermagem e pede e...
Efeitos da reforma da Previdência repercutem no Orçamento do ano que vem...
Supremo retoma sessões plenárias com sessão nesta segunda-feira, às 15h...