Notícias

Temer autoriza Banco Central a comprar papel moeda fora do país

16/09/2016 | 876 pessoas já leram esta notícia. | 3 usuário(s) ON-line nesta página

Objetivo da medida provisória é garantir abastecimento de dinheiro no país. Normalmente, dinheiro que circula no país é fabricado pela Casa da Moeda.

O presidente Michel Temer editou nesta quinta-feira (15) uma medida provisória que autoriza o Banco Central a comprar papel moeda e moeda metálica de fornecedores estrangeiros para abastecer a circulação de dinheiro no país. Normalmente, quem fabrica o dinheiro que circula no país é a Casa da Moeda do Brasil.

A medida passa a entrar em vigor a partir da sua publicação, que deverá ser feita na edição desta sexta (16) do "Diário Oficial da União". No entanto, para que vire lei, precisará ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias. Se isso não acontecer, perderá validade.

O texto da medida provisória afirma que a Casa da Moeda não deverá conseguir atender à demanda programada de fabricação de cédulas e moedas no exercício financeiro.

Caberá ao Banco Central definir o cronograma para a compra, seguindo diretrizes estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional. O Brasil já havia feito encomendas de papel moeda no exterior em 1994, quando o Plano Real foi lançado.

Fonte G1