Notícias

TJ confirma à OAB-PE que fará eleição aberta para preencher vaga de juiz

21/07/2008 | 2228 pessoas já leram esta notícia. | 5 usuário(s) ON-line nesta página

O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Jones Figuerêdo, confirmou oficialmente que a votação da lista tríplice para indicação do novo desembargador do Estado será aberta. Os seis advogados que concorrem à vaga pelo mecanismo do quinto constitucional foram escolhidos na eleição realizada pela Seccional da Ordem dos Advogados (OAB-PE), em 3 de junho. Agora, o pleno TJ pernambucano irá indicar três. Os nomes dos escolhidos serão encaminhados ao governador Eduardo Campos (PSB), a quem caberá a responsabilidade de indicar o novo desembargador.
Segundo Jones Figuerêdo, a reunião da Corte ainda não foi marcada porque alguns desembargadores estão em férias e só retornarão ao trabalho no final deste mês. O voto aberto atende a um desejo da OAB pernambucana, que já havia conseguido, junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) uma liminar favorável a sessão aberta.

"No tribunal havia uma tradição do voto fechado. Não me surpreeende essa postura do doutor Jones (Figuerêdo), que é um homem antenado com o mundo de hoje", festejou o presidente da OAB-PE, Jayme Asfora. Ele esclareceu também que ao solicitar a interferência do CNJ não teve a intenção de abrir o conflito com o Judiciário. "Foi somente porque não havia a certeza da votação aberta. Mas o processo vai terminar como começou. Com transparência", pontuou.

Fonte OAB